Equipamentos de proteção coletiva: capela de exaustão
PORTAL LABIQ
Capela
Utilização da capela.
Capela
Utilização da capela.
Introdução
A capela é uma construção dentro do laboratório onde são processadas análises com substâncias tóxicas ou substâncias que por intermédio de reação química liberam gases ou vapores tóxicos. Por causa disso, é construída de maneira tal que não permite a passagem dos gases para o interior do laboratório, evitando a contaminação da atmosfera deste ambiente. (Oliveira, 1975)
A principal função de uma Capela de Exaustão é exaurir vapores, gases e fumos, mas serve também, como uma barreira física entre as reações químicas e o ambiente de laboratório, oferecendo assim uma proteção aos usuários e ao ambiente contra a exposição de gases nocivos, tóxicos, derramamento de produtos químicos e fogo.
Exemplo de uma capela de exaustão.
Este trabalho está no domínio público nos Estados Unidos pois é um trabalho do Governo Federal dos Estados Unidos sob os termos do Título 17, Capítulo 1, Seção 105 do Código dos Estados Unidos.
Localização
A capela deve ficar afastada de lugares onde se manipulam líquidos inflamáveis ou combustíveis, bem como cilindros de G.L.P.
Construção
Capelas podem ser construídas em diferentes tamanhos, formatos e com diferentes materiais, como; chapas de aço inoxidável, chapas metálicas, alvenaria, madeira e etc A eficiência na capacidade de absorção da capela deve encontrar-se relacionada com o design do equipamento e a adaptação ao ambiente onde ela foi instalada.
Referências
Almeida, M. de F.C.(org).Boas Práticas de Laboratório. 1ªed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora; 2008.
Oliveira, W.P. de. Segurança em laboratórios químicos. 2ª ed Coleção SESI, 1975.