O LABIQ

Conteúdos

Objetos de aprendizagem

Filtração Simples

Autores: Leila Cardoso Teruya

Editores Associados: Guilherme Marson

PORTAL LABIQ

Dobradura do papel de filtro

Procedimento de dobradura do papel de filtro.

Filtração simples

Procedimento de filtração simples.

Auto-play - ligado

Introdução

Filtração simples é um método experimental de separação de misturas heterogêneas constituídas de uma fase sólida e uma fase fluída, em geral, um líquido. É amplamente utilizada tanto para se eliminar partículas sólidas da fase fluída quanto para se isolar um sólido disperso ou suspenso num líquido. A filtração pode ser usada tanto em escala de laboratório quanto em escala industrial.

Princípio da técnica

A filtração consiste em escoar a mistura através de um filtro, o qual deixa passar o líquido e retem o sólido. No caso da filtração de misturas de sólidos e líquidos, o filtro é normalmente feito de papel e é suportado por um funil de vidro, o qual direciona o líquido para a base e facilita o acúmulo do sólido para posterior recuperação. O líquido recuperado é denominado filtrado.

Aparato experimental

O aparato experimental para filtração consiste dos seguintes componentes:

  1. Papel Filtro Suporte universal
  2. Argola suporte para filtro de vidro
  3. Funil de vidro Recipiente contendo a mistura a ser filtrada
  4. Recipiente para receber o líquido filtrado
  5. Bagueta de vidro Espátula para remoção do sólido, quando o sólido não é descartado.

A eficiência da filtração simples depende da porosidade do filtro e da área filtrante. O papel mais comumente utilizado para separações simples possui porosidade de 11 μm. Para aplicações comuns o papel é dobrado de modo a se obter um cone, como mostrado ao lado.

O filtro deve ter porosidade tal que retenha as partículas do sólido e permita a passagem do líquido. Durante o processo, o acúmulo de sólido na parede do filtro faz com que a filtração torne-se mais lenta. Isto acontece sobretudo no caso de sólidos muito finos. Nestes casos, o processo pode tornar-se demasiadamente lento e até bloquear os poros do filtro, interrompendo a filtração. Para estes casos recomenda-se usar papel de filtro dobrado em pregas, ou "filtração com papel pregueado". Com a dobra do tipo pregueada a área de filtração é maior, aumentando a eficiência do processo. Quando ainda assim o processo é muito lento, é necessário usar "filtração sob pressão reduzida".

Cuidados técnicos

Ao montar o aparato, verifique que o filtro encontra-se nivelado, de modo que o nível do líquido permaneça paralelo à boca do funil. A capacidade volumétrica do frasco que acomoda o filtrado deve ser compatível com o volume de mistura para que não transborde. A bagueta deve ser posicionada de modo a direcionar o fluxo de mistura filtrada ao centro do funil. Cuidado ao tocar a bagueta no papel de filtro de modo a não furá-lo. A mistura deve ser vertida aos poucos de modo que o volume no interior do filtro não ultrapasse cerca de dois terços da altura do funil. A parte inferior do funil deve tocar a parede do frasco que recolhe o filtrado de modo a criar um fluxo contínuo do líquido. Isto facilita o processo e evita que, por gotejamento, haja projeção do filtrado para fora do frasco de recolhimento.

Cuidados com a segurança

Use o EPI: óculos de segurança, avental, luvas e calçados fechados.

Telefone

+55 (11) 3091-3845

Endereço

Instituto de Química - USP

Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Bl. 03 sup. Sl. 0357

Butantã, São Paulo, SP, Brasil

CEP: 05508-000

Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário