O LABIQ

Conteúdos

Objetos de aprendizagem

Preparação de Soluções por dissolução

Autores: Gustavo Novaes Cruz

Editores Associados: Paulo Teng-an Sumodjo

PORTAL LABIQ

Pesagem - Balança Analítica

Procedimento para pesagem de sólidos utilizando-se uma balança analítica.

Preparação de Soluções

Procedimento de preparação de soluções a partir de solutos sólidos.

Auto-play - ligado

Introdução

Grande parte das substâncias químicas com as quais nos deparamos no nosso dia a dia estão na forma de soluções. No contexto de um laboratório de química, a preparação de soluções é uma técnica de fundamental importância, pois as soluções são utilizadas em uma série de procedimentos experimentais. Uma solução consiste de dois componentes, um soluto (substância dissolvida) e um solvente (substância que dissolve), que podem estar em qualquer estado físico. Para experimentos de laboratório, são utilizadas principalmente soluções líquidas, obtidas pela dissolução de um soluto qualquer (seja ele sólido, líquido ou gasoso) em um solvente líquido.

Princípio da técnica

A preparação de uma solução a partir de um sólido qualquer consiste na dissolução de determinada massa (previamente calculada) do sólido, em determinado volume de um solvente apropriado. No caso de compostos inorgânicos, o solvente utilizado é quase sempre a água. A massa de sólido a ser pesada depende de dois fatores: 1) da concentração da solução que se deseja preparar, e 2) do volume de solução que se deseja preparar.

Para a pesagem do sólido, utiliza-se uma balança analítica ou semi-analítica. Para o preparo da solução, utiliza-se um balão volumétrico de volume apropriado. A concentração da solução a ser preparada deve ser determinada dependendo da finalidade de sua utilização.

Aparato experimental

O aparato experimental para a preparação de soluções consiste dos seguintes componentes:

Recipiente contendo o sólido a ser dissolvido

Balão volumétrico

Funil de vidro

Béquer pequeno

Pipeta de Pasteur

Pisseta

As figuras abaixo apresentam as vidrarias utilizadas na preparação de soluções.

Procedimento

O sólido deve ser dissolvido antes de se completar o volume do balão com água destilada. Primeiro deve-se adicionar uma quantidade de água até preencher, no máximo, ¾ do volume total, proceder a dissolução do sólido, e então completar o volume com água destilada. Em alguns casos, a total dissolução do sólido pode ser difícil. O procedimento de dissolução deve ser feito repetidas vezes, até que todo o sólido esteja dissolvido. Nunca completar o volume do balão volumétrico se ainda existir sólido no fundo do balão.

Em muitos casos, o processo de dissolução provoca uma alteração na temperatura do sistema. Nestes casos, deve se deixar a solução em repouso até que atinja a temperatura ambiente, e só então deve-se completar o volume do balão.

O procedimento ao lado demonstra apenas a preparação de soluções a partir de solutos sólidos. Quando a solução deve ser preparada a partir de uma outra solução, mais concentrada, do mesmo soluto, procede-se a ”diluição de soluções”.

Cuidados técnicos

Ao transferir o sólido para o balão volumétrico, tome cuidado para não derrubar parte dele na bancada, pois assim a massa transferida seria diferente da pesada, e a solução não apresentaria a concentração desejada.

Certifique-se de que todo o sólido seja transferido para o balão volumétrico. Para tal, lave repetidas vezes, tanto o recipiente que continha o sólido quanto o funil de vidro, com água destilada.

Ao adicionar água destilada no balão volumétrico, tome cuidado para não ultrapassar a marcação do volume. O nível de líquido sobe rapidamente ao se atingir o gargalo, o que pode ocasionar erros.

Certifique-se de que, ao se acertar o menisco, a superfície do líquido se encontre na altura dos olhos, ou a leitura do volume pode ser errada.

Certifique-se de que o balão está tampado firmemente ao se proceder a homogeneização da solução.

Cuidados com a segurança

Use o EPI: óculos de segurança, avental, luvas e calçados fechados.

Referências

Guia de Laboratório – QFL 4010.

Telefone

+55 (11) 3091-3845

Endereço

Instituto de Química - USP

Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Bl. 03 sup. Sl. 0357

Butantã, São Paulo, SP, Brasil

CEP: 05508-000

Fale Conosco




Todos os campos são obrigatórios.


Enviando...

Fechar formulário